As políticas de educação integrada, integral e em tempo integral visam oferecer uma educação mais completa e que atenda às diversas necessidades dos estudantes. A educação integral busca desenvolver todas as dimensões do ser humano, incluindo o cognitivo, o socioemocional e o físico.
comunidades de práticas
Governança intersetorial
A governança intersetorial busca promover a cooperação entre diferentes setores do governo para a implementação de políticas públicas mais eficazes. Neste contexto, a intersetorialidade é estratégia fundamental para enfrentar desafios complexos, como a desigualdade social e a pobreza.
Segurança e proteção no ambiente escolar
A segurança e a proteção no ambiente escolar são essenciais para garantir o bem-estar físico e emocional dos estudantes. É preciso criar um ambiente escolar livre de violência, discriminação e outras formas de violação de direitos.
Equipamentos intersetoriais de convivência comunitária
Os equipamentos intersetoriais de convivência comunitária são espaços que oferecem diversas atividades para crianças, adolescentes e suas famílias. Esses espaços promovem a inclusão social, o desenvolvimento de habilidades e o fortalecimento dos vínculos comunitários.
Programa Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola (PSE) busca integrar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças no ambiente escolar. Através de atividades e projetos, o PSE aborda temas como alimentação saudável, atividade física, saúde bucal e saúde mental.
Recomposição das Aprendizagens
A recomposição de aprendizagem é um conjunto de estratégias pedagógicas que visam recuperar os conteúdos não aprendidos durante a pandemia e outras interrupções na rotina escolar. O objetivo é garantir que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem.
Educação Ambiental e Emergência Climática
A educação ambiental busca formar cidadãos conscientes e capazes de tomar decisões que promovam a sustentabilidade ambiental. Diante da emergência climática, a educação ambiental se torna ainda mais relevante, pois prepara os estudantes para enfrentar os desafios do futuro frente às situações sociais impostas pelos fenômenos e desastres ambientais.
Primeira infância e sistema garantia de direitos
A primeira infância é considerada um período crucial para o desenvolvimento humano. O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente busca assegurar que todas as crianças tenham acesso a serviços de qualidade, como saúde, educação e assistência social, desde o nascimento.
Busca ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que visa localizar e reintegrar crianças e adolescentes que estão fora da escola. Através de um trabalho conjunto entre diferentes setores, busca-se identificar as barreiras que impedem a frequência escolar e oferecer soluções personalizadas para as situações de infrequência.
Intersetorialidade nos planos decenais de educação
A intersetorialidade nos planos de educação busca integrar diferentes áreas do governo (saúde, assistência social, cultura, etc.) para promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Essa abordagem reconhece que a educação não ocorre em um vácuo e que diversos fatores sociais, econômicos e culturais influenciam o aprendizado.